Evento de três dias destacou personalidades negras em sete idiomas; escola está com vagas abertas para cursos gratuitos de línguas até o dia 28.
ASSIS – O Centro de Estudo de Línguas (CEL), vinculado à Escola Estadual Prof. Carlos Alberto de Oliveira, promoveu nos últimos dias o “Sarau CEL”. O evento, realizado ao longo de três dias, teve como tema o Mês da Consciência Negra, homenageando personalidades e a cultura negra nos países que falam os idiomas ensinados na instituição.
A programação foi marcada pela diversidade e pelo resgate histórico. Para as turmas de sábado, o destaque foi uma apresentação de capoeira comandada pelo instrutor Márcio Aurélio Oliveira, que abriu o sarau contextualizando a história da capoeira e o papel do negro na sociedade brasileira.
Já nas turmas de segunda-feira, a coordenadora de gestão pedagógica, Carina Mendes, realizou uma palestra sobre a criação do Dia da Consciência Negra no Brasil e como a data e a temática são abordadas em outras nações.
Viagem cultural pelos idiomas
Os alunos prepararam apresentações que conectaram o aprendizado da língua à história e à arte:
- Libras: Apresentação do poema “Negro Surdo”, do poeta surdo Edinho Santos.
- Espanhol: Poemas, canções e biografias de nomes como Mercedes Sosa (Argentina), Victoria Santa Cruz e Nicomedes Santa Cruz (Peru), Virginia Brindis de Salas (Uruguai), Mary Grueso Romero (Colômbia) e a filósofa Argelia Mercedes Laya López (Venezuela).
- Japonês: Os estudantes apresentaram a música “Aijin”, de Jero (primeiro cantor negro de Enka na história do Japão), e declamaram poemas autorais sobre Yasuke, o primeiro e único samurai africano.
- Alemão e Italiano: Declamação dos poemas “Afro Deutsch I”, de May Ayim, e “Afro italiano”, de Tommy Kuti.
- Francês: Análise do livro “O pequeno príncipe negro” (Rodrigo França) e declamação de haicais.
- Inglês: A programação incluiu declamação de poemas de Langston Hughes e Gwendolyn Brooks, análise do filme “Corra!” (Get Out), biografia de Martin Luther King Jr., estudo do livro “Gifted Hands” (Ben Carson) e performance musical de Black Eyed Peas.
Segundo a organização, o evento proporcionou enriquecimento cultural, permitindo que os estudantes explorassem a reflexão sobre o negro dentro de diversos espaços linguísticos.
Vagas Abertas
O CEL informa que ainda há vagas remanescentes para os cursos de idiomas gratuitos. As inscrições podem ser feitas na secretaria da E.E. Carlos Alberto de Oliveira até o dia 28 de novembro de 2025.
Quadro de Vagas:
- Libras: Segunda-feira (19h às 22h30)
- Inglês: Terça e Quinta-feira (19h às 20h40)
- Espanhol: Sábados (8h às 11h40)
- Japonês: Sábados (8h às 11h40)






