Iniciativa partiu da direção do hospital, que alegou inviabilidade financeira para manter os padrões de qualidade com os valores atuais do convênio
Uma mudança significativa na saúde pública de Assis foi anunciada na manhã desta quinta-feira, 05 de fevereiro. A Santa Casa de Assis comunicou oficialmente que não dará continuidade à gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), serviço que administrava desde 2025.
A decisão partiu da própria Diretoria da Santa Casa e foi motivada por questões estritamente financeiras. Segundo a instituição, após quase um ano de gestão e diversas análises, concluiu-se que os valores pactuados no convênio atual são insuficientes para manter o padrão de qualidade exigido, especialmente diante do déficit histórico gerado pelos repasses do SUS.
Prefeitura assume em Março A Prefeitura de Assis informou que tentou viabilizar um aumento no repasse para manter a parceria, mas esbarrou em limitações legais e orçamentárias. Desta forma, o gerenciamento da UPA voltará para a administração direta do município, através da Secretaria Municipal de Saúde, a partir do dia 10 de março.
Transição e Funcionários Para garantir que a população não seja prejudicada, as duas instituições iniciaram um processo de transição organizado. O objetivo é assegurar que o atendimento de urgência e emergência continue funcionando normalmente durante a troca de comando.
Na manhã de hoje (05), representantes da Santa Casa e da Secretaria da Saúde se reuniram com os colaboradores da UPA para comunicar a decisão e esclarecer dúvidas sobre o futuro das equipes de trabalho.
📄 Nota de Esclarecimento na Íntegra
Para total transparência com a população, reproduzimos abaixo a nota oficial conjunta:
NOTA DE ESCLARECIMENTO Santa Casa de Assis Quinta, 05 Fevereiro 2026
A gestão da Unidade de Pronto Atendimento – UPA pela Santa Casa de Assis foi anunciada em 2025 pela Prefeitura de Assis, considerando a já existência do Termo de Convênio entre o Município e a Instituição e sua trajetória de excelência na prestação de serviços de saúde à população.
Porém, com quase um ano de gestão e após muitas reuniões e análises, foi definido que a Santa Casa de Assis não dará continuidade ao serviço referenciado de urgência e emergência na UPA.
A iniciativa partiu da Direção da Santa Casa, motivada pela questão financeira. A Instituição entendeu que com os valores atuais, pactuados no convênio, não seria possível manter a gestão, considerando as necessidades da UPA e a manutenção de seus padrões de qualidade. Sua continuidade é considerada desfavorável à Instituição diante de cenário já fragilizado pelo permanente déficit gerado pelos repasses SUS. Dessa forma, a Santa Casa optou por direcionar seus esforços e recursos nos serviços hospitalares e ambulatoriais, tão importantes no cenário de saúde de Assis e região.
A Prefeitura de Assis ao ser notificada sobre a rescisão, buscou caminhos para dar continuidade ao Convênio atendendo os apontamentos da Santa Casa. Entretanto, diante das limitações burocráticas, legais e financeiras foi impossibilitada para realizar o aumento do repasse.
Assim, a Prefeitura assumirá o gerenciamento da UPA a partir de 10/03, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Assis.
As providências para o encerramento contratual serão conduzidas pelas duas Instituições com o objetivo de garantir um processo de transição organizado e priorizando a manutenção dos atendimentos à população que tanto precisa dos serviços da UPA.
A Santa Casa de Assis, sempre com uma postura de transparência e cuidado com seus profissionais, está desde a manhã desta quinta-feira (05/02), juntamente com representantes da Secretaria Municipal da Saúde de Assis, promovendo as tratativas com os funcionários da Unidade, informando a decisão e esclarecendo as dúvidas e anseios das equipes.
Apesar do fim na parceria na gestão da UPA, a Santa Casa de Assis e a Prefeitura Municipal de Assis reafirmam o permanente diálogo entre as Instituições e o compromisso com uma saúde SUS de qualidade.
A Prefeitura Municipal agradece e enaltece o excelente trabalho realizado pela Santa Casa de Assis no período, ressaltando o salto de qualidade na assistência, testificado por muitos usuários no ano de 2025, após o início da gestão pela Instituição assisense.






