A edição de 2026 da Feira Industrial, Comercial e de Agronegócios de Assis (FICAR) contará com um megapacote de ações sociais voltado à saúde pública.
A comissão organizadora anunciou que 10% de toda a receita bruta obtida com a venda de camarotes e patrocínios será repassada diretamente para a Santa Casa de Assis. O evento ocorre entre os dias 19 e 22 de novembro, no Parque de Exposições Jorge Alves de Oliveira.
O repasse financeiro, válido para as vendas iniciadas nesta semana, tem um objetivo claro: custear a manutenção dos atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS) no município. A verba será aplicada na melhoria de leitos, na viabilização de procedimentos cirúrgicos e na compra de insumos hospitalares.
Diante desse cenário, a urgência da parceria reflete a atual crise financeira enfrentada pela saúde pública. Atualmente, os repasses do SUS cobrem apenas 25% dos custos totais da Santa Casa. Na prática, a cada R$ 100 gastos pela instituição em uma cirurgia ou parto, R$ 75 precisam ser captados por meio de doações e parcerias com a sociedade civil.
Desafio do Bem e ingresso solidário
Além da porcentagem destinada pela venda dos camarotes, a organização da FICAR confirmou outras estratégias de arrecadação para o hospital. A arena do evento será palco do “Desafio do Bem”, uma atração inédita que contará com a presença de um famoso ex-jogador de futebol.
Por outro lado, o público geral também poderá contribuir. A entrada no recinto do parque continua sendo gratuita, mas ganhará um perfil solidário. Os visitantes serão convidados a doar, de forma não obrigatória, um quilo de alimento não perecível nas catracas do evento.
Os mantimentos arrecadados ajudarão o hospital a manter a sua cozinha. Segundo dados de 2025 da Santa Casa, a instituição serve aproximadamente 240 mil refeições anuais para pacientes e seus acompanhantes.
O pacote de ações conjuntas foi detalhado pelos representantes da feira, Rogério Paitl e Anderson Aizzo, durante uma coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (25). O anúncio ocorreu no auditório da agência Sicredi, reunindo a diretoria do hospital, autoridades locais e membros da imprensa, reforçando que a saúde pública é uma responsabilidade compartilhada por toda a sociedade.