Estado lançará a “Operação Chuvas” no dia 1º de dezembro, com promessa de caminhões-pipa, barcos e veículos para a região.
ASSIS – A cidade de Assis sediou, na manhã desta terça-feira (25), um grande encontro regional organizado pelo CIVAP (Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema). O evento reuniu representantes de cerca de 80 municípios para a entrega de novos equipamentos destinados às equipes de Defesa Civil.
O objetivo da ação é reforçar a estrutura de resposta emergencial das cidades, especialmente diante do aumento de eventos climáticos extremos. Os kits entregues contêm itens essenciais para a atuação dos agentes, como capas, coletes, capacetes e botas.

Foto: Abordagem Notícias
A diretora-executiva do CIVAP, Ida Franzoso, ressaltou a urgência do preparo técnico. “Enfrentamos instabilidades climáticas, o que infelizmente pode ser uma amostra do que está por vir. Precisamos estar preparados, todo cuidado e planejamento são importantíssimos”, afirmou.
Novos Investimentos e “Operação Chuvas”
Durante o evento, o diretor estadual da Defesa Civil, Adriano José Barufaldo, detalhou o suporte do Estado aos municípios e antecipou o lançamento da “Operação Chuvas”. A abertura oficial ocorrerá no dia 1º de dezembro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.
“Na ocasião, serão anunciados diversos investimentos na área da Defesa Civil, como a aquisição de caminhões-pipa, veículos, barcos e tanques de combate a incêndio, que serão distribuídos aos municípios”, explicou Barufaldo.
Reflexos do temporal em Assis
O encontro ocorre poucas semanas após Assis ser atingida por uma forte tempestade no início de novembro. Segundo o coordenador da Defesa Civil local, Lúcio Loureiro, os danos foram significativos e as equipes ainda trabalham em diferentes bairros para restabelecer a normalidade completa.
A prefeita Telma Spera relembrou o episódio e destacou a importância da integração entre os órgãos.
“Uma grande tempestade acometeu Assis e tivemos a Defesa Civil pronta para atender as famílias e resolver problemas emergenciais, junto ao Corpo de Bombeiros e às polícias Civil e Militar. Para vencermos os desafios, precisamos remar juntos”, disse a prefeita, reforçando que a prevenção também passa pela conscientização sobre o descarte correto de resíduos.
Fonte/Foto Capa: TV Câmara Assis






