Exibições e oficinas gratuitas vão transformar espaços públicos em pontos de reflexão e cultura, a partir de julho.
O projeto Cine UNESP: Vozes Plurais vai levar, de forma gratuita, curtas e longas-metragens para espaços públicos de Assis, sempre seguidos por rodas de conversa com o público.
As sessões, programadas para uma quinta-feira por mês, tratarão de temas como cidadania, meio ambiente, inclusão, saúde mental e combate a preconceitos.
Além das exibições, o projeto oferecerá oficinas e minicursos gratuitos, conectados aos filmes apresentados, para aprofundar a reflexão e incentivar o pensamento crítico.
A primeira atividade aconteceu no dia 31 de julho de 2025, às 19h, no Centro Cultural Dona Pimpa, com o tema Cinema e Filosofia, ministrado pelo professor Roberto Duarte Santana Nascimento.
Cronograma do segundo semestre de 2025
- Agosto – Cinema e Literatura (14/08 – oficina, 21/08 – exibição na Casa de Taipa)
- Setembro – Cinema e Meio Ambiente (11/09 – oficina, 18/09 – exibição na Casa de Taipa)
- Outubro – Cinema e Educação (09/10 – oficina, 16/10 – exibição na Casa de Taipa)
- Novembro – Cinema e Saúde Mental (07/11 – oficina, 14/11 – exibição na Casa de Taipa)
Segundo o coordenador do projeto, professor Roberto Duarte, do Departamento de Psicologia Social da UNESP, as exibições em espaços urbanos estimulam reflexões críticas sobre a realidade social e política local. Ele explica que o espaço público é um “território de múltiplas vozes” e que o cinema pode ressignificar a convivência, democratizar o acesso à cultura e reafirmar o direito à cidade.
O Cine UNESP: Vozes Plurais é financiado pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEC) da UNESP e conta com a colaboração dos Departamentos de Psicologia Social, Letras e Educação, além do Comitê de Ação Cultural (CAC) da UNESP-Assis e bolsistas.
Parcerias e apoios
O projeto tem parceria com a Secretaria de Cultura de Assis, que cederá espaços, auxiliará na divulgação e fornecerá o sistema de som.
A curadoria dos filmes ficará por conta da produtora Polo Audiovisual do Velho Oeste.
Mais informações sobre datas, locais e temas estão disponíveis no Instagram @cineunesp.vozesplurais e @cac.unesp.assis, além dos canais de divulgação da Prefeitura e cartazes espalhados pela cidade.