Câmara de Assis cobra ações contra infestação de pernilongos no Jairão

Moradores relatam transtornos e até uso excessivo de repelentes. Vereadores pedem medidas urgentes da Prefeitura e da Saúde para combater o problema.

Vereadores pedem providências à Prefeitura

A infestação de pernilongos nas imediações do Ginásio de Esportes Jairo Ferreira dos Santos, o Jairão, virou pauta da 31ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Assis, realizada na segunda-feira, 15 de setembro de 2025.

O assunto foi levado ao plenário por meio do Requerimento nº 523/2025, de autoria do vereador Português, que solicitou informações do Executivo sobre as medidas já adotadas para enfrentar o problema.



📱 Participe do Canal Acontece Assis no WhatsApp, e Receba em Primeira Mão Todas as Notícias. Clique Aqui!


Reclamações constantes da população

A iniciativa foi motivada pelas reclamações de moradores e comerciantes da região, que relatam transtornos nos últimos dias com o aumento expressivo dos insetos.

Segundo o vereador Pastor Edinho, que também recebeu mensagens da comunidade, a situação é alarmante:

“Há relatos de que apenas em um dia, um morador utilizou duas embalagens de repelente contra insetos. Alunos da escola ao lado do ginásio também foram orientados a intensificarem o uso de repelentes para evitar picadas”, afirmou.

Possíveis causas para a proliferação

O documento apresentado em plenário cita que estudos relacionam a presença de água parada como fator determinante para a proliferação de pernilongos.

Nesse contexto, a existência de um córrego a céu aberto na Avenida Otto Ribeiro, nas proximidades do ginásio, pode estar servindo de foco para a multiplicação dos insetos.

Encaminhamentos e próximos passos

O requerimento foi aprovado em plenário e determina o envio de ofício à Prefeitura de Assis. O Executivo deverá consultar a Secretaria Municipal da Saúde e o Departamento de Vigilância Sanitária e informar ao Legislativo quais medidas estão sendo adotadas para conter a infestação.

A expectativa é que ações emergenciais, como limpeza de áreas de risco e intensificação de fumacês, sejam consideradas para amenizar os transtornos à população.

Categorias:

Compartilhe esse post: