Iniciativa pioneira na região já tem lista de espera com 38 pessoas e busca apoio da sociedade para garantir sustentabilidade do projeto.
Pioneirismo em Assis
Após a inauguração da primeira Residência Inclusiva de Assis, realizada no dia 29 de setembro, a Associação das Pessoas com Deficiência do Estado de São Paulo (APDESP) inicia uma nova fase: a captação de recursos para garantir a sustentabilidade, permanência e expansão do projeto.
A unidade é a 140ª no estado de São Paulo e a primeira em um raio de 25 municípios da região, segundo dados da Secretaria de Assistência Social. Em todo o Brasil, existem 267 unidades, conforme o último Censo SUAS (2022).
Uma lista de espera urgente
De acordo com o presidente da APDESP, Claudomiro de Souza, a necessidade de apoio é imediata.
“Quem tem deficiência e pouco ou nenhum apoio familiar tem pressa. Só em Assis, temos uma lista com 38 pessoas aguardando oportunidade para serem atendidas. Todo e qualquer apoio nesse momento é mais do que bem-vindo”, destacou.
O objetivo principal é proporcionar autonomia, empoderamento e protagonismo às pessoas com deficiência, oferecendo não apenas moradia, mas também suporte para atividades básicas, estímulo ao trabalho, estudo e participação social.
Equipe multiprofissional e cuidados especializados
A Residência Inclusiva funciona como modalidade de acolhimento provisório institucional do SUAS (Serviço Único de Assistência Social), destinada a pessoas com deficiência de 18 a 59 anos. Excepcionalmente, também pode ser de longa permanência.
Para cada morador, é elaborado um Plano de Acompanhamento Individualizado, desenvolvido por uma equipe multiprofissional formada por assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais e cuidadores.
“Para além de moradia e alimento, precisamos garantir a folha de pagamento da equipe especializada, a manutenção dos serviços e abrir novas vagas. Nosso objetivo é que cada pessoa acolhida tenha não só um teto, mas um lar profissional e adaptado às suas necessidades”, completou Claudomiro.
Apoio da comunidade e canais de contribuição
A APDESP reforça que a continuidade e a ampliação do projeto dependem do engajamento da sociedade civil, poder público e iniciativa privada.
Para facilitar a colaboração, foi criada uma lista de itens de apoio disponível no Mercado Livre, onde qualquer pessoa pode contribuir de forma prática e solidária.
🔗 Lista de apoio: https://www.mercadolivre.com.br/presentes/residencia-inclusiva-b6p0q
Além disso, doações de qualquer valor podem ser feitas via PIX:
📌 35.472.651.0001/69
Inclusão e cidadania
A Residência Inclusiva da APDESP em Assis simboliza um novo tempo de inclusão, dignidade e respeito aos direitos das pessoas com deficiência. A entidade atua também na formação profissional, sensibilização da sociedade e defesa da cidadania, fortalecendo a luta por igualdade e oportunidades.






