A cidade de Assis pode estar a caminho de uma revolução energética. Durante a 25ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira (4), os vereadores Fernando Sirchia e Paulo Paçoca apresentaram um requerimento propondo a instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica em prédios públicos da cidade.
A proposta surge após a divulgação dos números de consumo de energia elétrica, que somaram mais de R$ 6,1 milhões apenas no primeiro semestre de 2025, conforme dados da Prefeitura Municipal enviados em resposta ao requerimento nº 341/2025.
Diante do alto custo, o Legislativo quer saber se o Executivo possui estudos ou planos para contratar linhas de crédito que viabilizem a implantação da tecnologia solar.
A medida, segundo os parlamentares, é estratégica e sustentável: o investimento inicial pode ser compensado com a economia gerada em médio e longo prazo.
A energia solar fotovoltaica é uma alternativa moderna, limpa e que representa benefícios econômicos e ambientais para toda a população.
A ideia é que, além da redução de custos, a cidade de Assis dê exemplo de responsabilidade ambiental.
O projeto ainda está em tramitação junto ao Executivo, que deve se manifestar dentro do prazo legal. Caso aprovado, será um passo importante para tornar a gestão pública mais eficiente e consciente.